Deixar de Fumar

é o melhor que pode fazer para a sua saúde

Até que ponto está preparada a deixar de fumar?

Não está preparada… não faz mal.

Nem todos os fumadores podem estar preparados para deixar de fumar ou até querer deixar de fumar. Se acha que um dia deixará de fumar, poderá ser útil para pensar como é que isso a fará sentir e que benefícios poderá ter. Pense na idade que terá quando deixar de fumar, defina essa idade como uma meta e esteja consciente dos perigos que o tabaco representa para a sua saúde, de modo a ser capaz de identificar sinais ou sintomas.

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Não está preparada… não faz mal.

Nem todos os fumadores podem estar preparados para deixar de fumar ou até querer deixar de fumar. Se acha que um dia deixará de fumar, poderá ser útil para pensar como é que isso o fará sentir e que benefícios poderá ter. Pense na idade que terá quando deixar de fumar, defina essa idade como uma meta e esteja consciente dos perigos que o tabaco representa para a sua saúde, de modo a ser capaz de identificar sinais ou sintomas.

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É optimo que esteja a considerar deixar de fumar.

Pergunte à sua equipa de cuidados de saúde que apoio poderá ter quando estiver preparada para deixar de fumar. Eles poderão ajudá-la. Pode ser útil perceber quais os obstáculos para não conseguir atingir esta meta, bem como o porquê de querer deixar de fumar. As nossas sugestões para deixar de fumar podem ser-lhe úteis

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Está preparada para deixar de fumar, então é uma boa altura para se preparar.

Pergunte à sua equipa de cuidados de saúde que meios estão disponíveis para a ajudar a deixar de fumar e estabeleça uma data como meta. Existem muitas dicas úteis e sugestões para a ajudar neste caminho a percorrer. Fale com outras pessoas que tenham deixado de fumar, faça o download de uma app ou leia as nossas sugestões para a ajudar a manter-se motivado. Fazer parte do grupo dos não fumadores pode fazer com que se sinta bem.

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Está preparada para deixar de fumar, então é uma boa altura para se preparar.

Pergunte à sua equipa de cuidados de saúde que meios estão disponíveis para a ajudar a deixar de fumar e estabeleça uma data como meta. Existem muitas dicas úteis e sugestões para a ajudar neste caminho a percorrer. Fale com outras pessoas que tenham deixado de fumar, faça o download de uma app ou leia as nossas sugestões para a ajudar a manter-se motivada. Fazer parte do grupo dos não fumadores pode fazer com que se sinta bem.

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Como é que o tabagismo afeta a minha saúde?

Os efeitos do tabagismo
  1. Na pele

    Reduz o oxigénio necessário à pele, que envelhece mais rapidamente.
  2. Na boca

    Aumenta o risco de cancro da boca e de doenças das gengivas.
  3. Na garganta

    Aumenta o risco de cancro da garganta.
  4. No coração

    Provoca obstrução das artérias, ataques cardíacos e AVC.
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  1. Nos pulmões

    Provoca cancro do pulmão e doença pulmonar obstrutiva crónica. Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é um termo genérico utilizado para descrever a doença pulmonar progressiva. Caracteriza-se por uma crescente falta de ar.
  2. Na boa condição física

    O monóxido de carbono do fumo do cigarro pode causar falta de ar.
  3. Na fertilidade

    Aumenta a probabilidade de aborto espontâneo, cancro do colo do útero e complicações durante a gravidez e o parto.
  4. Nas relações sexuais

    Pode reduzir o fluxo sanguíneo e dificultar a excitação.
Os benefícios de deixar de fumar
  1. Na pele

    Reduz o aparecimento de rugas. A pele de um indivíduo não fumador obtém mais nutrientes, incluindo oxigénio, que reaviva a tez amarelada e enrugada que os indivíduos fumadores apresentam frequentemente.
  2. Na boca

    Melhora o sentido do olfacto e paladar. Deixar de fumar permite que o seu corpo recupere do efeito das centenas de produtos químicos tóxicos do tabaco.
  3. Na garganta

    Não só reduz a probabilidade de desenvolver cancro da garganta, como também de diminuir a tosse persistente causada pelas centenas de substâncias químicas do tabaco.
  4. No coração

    Reduz o risco de enfarte. Isto porque após deixar de fumar, o risco desce para metade comparativamente a um fumador ativo. Depois de dez anos, o risco diminui para o mesmo nível de alguém que nunca fumou.
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  1. Nos pulmões

    Melhora a capacidade pulmonar até 10%, num período de nove meses. A capacidade pulmonar diminui à medida que envelhecemos. Portanto, não fumar pode fazer a diferença para quem anseia ter uma velhice ativa e saudável.
  2. Na boa condição física

    Melhora a circulação e facilita a atividade física. Também reforça o sistema imunitário ao melhorar a capacidade do corpo para resistir a constipações e gripe.
  3. Na fertilidade

    Melhora o revestimento do útero. Pode aumentar a capacidade de concepção e reduz a probabilidade de aborto espontâneo. Mais importante ainda, deixar de fumar também melhora a probabilidade de dar à luz um bebé saudável.
  4. Nas relações sexuais

    Para muitas pessoas melhora a sensação de prazer e a excitação. O fluxo sanguíneo do corpo aumenta, tal como a sensibilidade.

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Sugestões

para deixar de fumar

  1. Faça uma lista das razões para deixar de fumar.
  2. Procure algum tipo de apoio para deixar de fumar.
  3. Programe uma data para deixar de fumar – defina uma data e cumpra-a.
    Aproveite o tempo até deixar de fumar para deitar fora os cigarros que tenha em casa. Diga aos amigos e familiares e certifique-se de que tem apoio à sua volta.
  1. Identifique quando é que anseia pelo cigarro – esse desejo pode durar cinco minutos.
    Antes de deixar de fumar, faça uma lista de estratégias de cinco minutos para a ajudar a lidar com a situação.
  2. Altere a sua rotina diária.
    Se fuma num determinado horário, como, por exemplo, logo a seguir ao jantar ou de manhã antes do duche, analise como pode alterar essas rotinas. Tente, por exemplo, lavar logo a loiça ou fazer outra tarefa, logo a seguir.