Atividade Física

pode ajudar a dormir bem

Manter-se Ativa

Com que frequência devo fazer exercício?

COMO PODE A ATIVIDADE FÍSICA AJUDAR-ME A COMBATER A INFEÇÃO POR VIH?

O exercício proporciona muitos benefícios mentais e físicos. Embora a atividade física não combata ou controle a infeção por VIH, pode ajudá-la a sentir-se bem e a melhorar a sua saúde em geral.

Existem dois tipos principais de atividade física:

  • O treino aeróbico, como caminhar, correr, nadar, fazer jardinagem e andar de bicicleta, que pode melhorar a saúde cardiovascular.
  • O treino de força, como o levantamento de pesos ou os exercícios de musculação (flexões, abdominais, agachamentos, etc, que pode reforçar o desenvolvimento muscular.

Os dois tipos de atividade são benéficos para a sua saúde, mas o treino de força é uma das melhores formas de aumentar a massa magra e a densidade óssea que se podem perder devido à infeção por VIH.

Alguns benefícios do exercício regular para a saúde incluem:

  1. Melhor qualidade de sono

    e energia extra ao longo do dia
  2. Maior bem-estar mental e emocional

    através da libertação de substâncias químicas (endorfinas) que podem ajudar a libertar-se da depressão e do stress
  3. Estimulação do Cérebro

    para melhorar a memória
Benefits of being active
  1. Diminuição do risco de doença cardíaca

  2. Aumento da força e da flexibilidade

    o que facilita muito as atividades diárias
  3. Manutenção e controlo do peso corporal

    para ajudar a ter uma imagem corporal que a satisfaça
Com que frequência devo fazer exercício?
Com que frequência devo fazer exercício?

Os adultos devem tentar fazer exercício todos os dias. Descubra o que pode fazer semanalmente para tentar manter-se ativa:

Pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada, como, por exemplo, andar de bicicleta ou caminhar em passo rápido todas as semanas e fazer, duas ou mais vezes por semana, exercícios de força que trabalhem todos os músculos principais (pernas, ancas, região lombar, abdómen, tórax, ombros e braços)
Ou
75 minutos de atividade aeróbica vigorosa, como corrida ou um jogo de ténis, todas as semanas e, duas ou mais vezes por semana, exercícios de força que trabalhem todos os músculos principais (pernas, ancas, costas, abdómen, tórax, ombros e braços)
Ou
Um misto de atividade aeróbica moderada e vigorosa, como duas corridas de 30 minutos e 30 minutos de caminhada em passo rápido.

Uma dica a considerar é que um minuto de atividade vigorosa proporciona os mesmos benefícios para a saúde do que dois minutos de atividade moderada.

Uma maneira fácil de praticar os seus 150 minutos de atividade física semanal recomendados é distribuí-los por 30 minutos, 5 dias por semana.

5
Sugestões

Para cuidar da sua saúde

  1. Suba pelas escadas
    em vez de utilizar o elevador ou a escada rolante
  2. Estacione mais longe
    ou saia do autocarro uma paragem antes
  3. Utilize o cesto de compras
    em vez do carrinho
  1. Descubra e pratique uma atividade desportiva de que goste
  2. Defina um novo desafio
    e estabeleça um objectivo alcançável mantendo-se motivado