Todas as Mulheres

entrarão na menopausa,
mas cada uma irá vivê-la à sua maneira

MENOPAUSA

O que é a menopausa?

O QUE É A MENOPAUSA? 

A menopausa surge quando a mulher deixa de ser menstruada e de ter a possibilidade de engravidar naturalmente. Faz parte do envelhecimento natural e geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos de idade, à medida que os níveis de estrogénio vão diminuindo. Vários estudos analisaram se as mulheres infetadas por VIH entrariam na menopausa mais cedo do que as não infetadas. Os resultados são divergentes, uma vez que alguns estudos referiram que as mulheres infetadas por VIH iniciam a fase da menopausa mais cedo, enquanto outros não encontraram diferenças. Isto sugere que é necessário mais investigação nesta área.

Quais são os sintomas da menopausa?

Quais são os sintomas da menopausa?

A menopausa manifesta-se com sintomas diferentes de mulher para mulher, incluindo:

  • Alterações menstruais
  • Afrontamentos
  • Sudação noturna
  • Tristeza
  • Irritabilidade
  • Diminuição da libido
  • Secura vaginal
  • Distúrbios do sono
  • Sensação de fadiga
A menopausa é diferente nas mulheres infetadas por VIH?

A MENOPAUSA É DIFERENTE NAS MULHERES INFETADAS POR VIH?

Não há muita investigação disponível nesta área e os estudos realizados são divergentes. Alguns indicam que as mulheres com infeção por VIH entram em menopausa mais cedo e têm mais sintomas do que as não infetadas, enquanto outros não chegam a essa conclusão. Outros estudos sugerem igualmente que as mulheres com infeção por VIH podem ter dificuldade em reconhecer e tratar os sintomas da menopausa, não sabendo se esses sintomas estão relacionados com a infeção por VIH ou com a menopausa.

Verificou-se igualmente que o risco de desenvolver osteoporose (perda de densidade óssea) aumenta nas pessoas que vivem com infeção por VIH e em todas as mulheres após a menopausa. Se tiver dúvidas, fale com a sua equipa de cuidados de saúde.

Como lidar com a menopausa?

COMO LIDAR COM A MENOPAUSA?

Os tratamentos para aliviar os sintomas durante a transição para a menopausa são os mesmos para as mulheres com infeção por VIH e para as mulheres não infetadas. Fale com a sua equipa de cuidados de saúde se tiver alguma dúvida sobre como lidar com a menopausa.

MUDANÇAS DE ESTILO DE VIDA PARA AJUDAR A TRATAR OS SINTOMAS

  • Fazer uma alimentação saudável e equilibrada e praticar exercício regularmente pode melhorar alguns sintomas da menopausa.
  • Estão disponíveis alguns tratamentos para aliviar os sintomas da menopausa. No entanto, existe o risco de estes interagirem com a sua medicação para a infeção por VIH. Assim, deverá falar primeiro com a sua equipa de cuidados de saúde.
Osteoporose após a menopausa

OSTEOPOROSE APÓS A MENOPAUSA

Os seus ossos enfraquecem com a idade, como sucede com a população em geral, mas esta mudança é geralmente mais rápida nas mulheres após a menopausa. Como certas hormonas são importantes para o desenvolvimento de ossos saudáveis, existem medicamentos que podem ajudar a proteger os seus ossos contra a osteoporose, enquanto estiver em tratamento. Para mais informações, fale com a sua equipa de cuidados de saúde. Consulte também a página sobre a saúde dos ossos.

3

dicas

PERGUNTAS A FAZER AO SEU MÉDICO

  1. Estando infetada por VIH, o que é que preciso de saber sobre a menopausa?
  2. O que posso fazer para aliviar os sintomas da menopausa?
  3. Como é que a menopausa vai afetar os meus ossos?