As drogas Recreativas

podem interagir

com a sua medicação para a infeção por VIH

Consumo de drogas recreativas

O que deve saber

O que deve saber

Se consumir drogas recreativas, é importante falar abertamente com a sua equipa de cuidados de saúde para ficar bem ciente do impacto que estas substâncias podem ter na sua saúde e das possíveis interações com a medicação antirretrovírica.

É particularmente importante falar com a sua equipa de cuidados de saúde sobre este assunto pois:

  • Poderão existir interações relevantes entre a sua medicação antirretrovírica e estas substâncias, por exemplo, efeitos secundários graves;
  • A metilenodioximetanfetamina (MDMA, popularmente conhecida por Ecstasy), pode ser perigosamente aumentado.

À medida que novas drogas recreativas se tornam disponíveis, é difícil prever as potenciais interações – por isso, é importante ser honesta com a sua equipa de saúde sobre o consumo de drogas.

Protect others and yourself

Proteger-se a si e aos outros

Use sempre o seu próprio equipamento em boas condições de higiene; se injetar drogas, não partilhe agulhas, colheres ou outros instrumentos com outras pessoas, porque isso pode ser perigoso para si e para as pessoas com quem os partilha.

  • Existe o risco de transmissão da infeção por VIH a outras pessoas
  • Existe o risco de ser infetado com uma estirpe diferente de VIH ou outra infeção, como a hepatite B ou C
Talk to your healthcare team

Fale com a sua equipa de cuidados de saúde

Pode sentir-se desconfortável ao falar com a sua equipa de cuidados de saúde sobre a (s) droga recreativa (s) que está a consumir.

É mais seguro dizer-lhes, para que possam identificar o eventual impacto no seu tratamento, e na sua saúde e bem-estar gerais. Em última análise, a melhor maneira de diminuir o risco é reduzir a quantidade de drogas recreativas que consome e, se possível, parar completamente. Fale com a sua equipa de cuidados de saúde sobre o que pode fazer se decidir parar.