A infecção por VIH não é um impedimento para

começar uma família

começar uma família

A infeção por VIH não é um impedimento para começar uma família 

Posso ter um/a filho/a saudável?

Posso ter um filho/a saudável?

Graças aos avanços no tratamento da infeção por VIH, pode ter uma gravidez saudável e filhos saudáveis, com o apoio da sua equipa de cuidados de saúde. 

Na verdade, os conselhos para as mulheres infetadas pelo VIH são geralmente os mesmos que para as mulheres VIH-negativas. Há apenas algumas precauções extra a tomar para ajudar a diminuir o risco de transmissão do VIH ao seu parceiro e à criança. Para mais informações, consulte ‘Como posso preparar-me?

Como posso preparar-me?

Se está grávida ou a tentar engravidar, há medidas que pode tomar para preparar a sua saúde e a do seu bebé:

  • Fale com a sua equipa de cuidados de saúde sobre os tratamentos para a infeção por VIH – se ainda não estiver em tratamento, deve falar com a sua equipa de cuidados de saúde e começar a tratar-se logo que possível.
  • Tome a sua medicação para a infeção por VIH conforme prescrito – a adesão ao tratamento antirretrovírico é muito importante para ajudar a garantir que a sua carga viral seja indetetável e para diminuir o risco de transmissão da infeção por VIH ao bebé.
  • Deixe de fumar – desse modo, diminui o risco de complicações durante a gravidez e o parto e aumenta a probabilidade de ter um/a filho/a saudável. Para obter conselhos sobre como deixar de fumar, consulte o nosso separador sobre o tabagismo.
  • Deixe de consumir bebidas alcoólicas – o consumo de álcool pode aumentar o risco de danos a longo prazo para o seu bebé.
  • Faça uma alimentação saudável – é importante consumir diariamente uma variedade de alimentos diferentes, a fim de obter o equilíbrio certo de nutrientes necessários para si e para o bebé. Para mais informações relativamente a uma dieta equilibrada, consulte o nosso separador sobre a dieta e o VIH.
  • Fale com a sua equipa de cuidados de saúde sobre a eventual necessidade de suplementos.
Posso engravidar naturalmente e com segurança?

Posso engravidar naturalmente e com segurança?

Sim, a infeção por VIH não a impede de engravidar. Pode engravidar naturalmente e reduzir em grande parte o risco de transmitir a infeção por VIH ao seu parceiro se seguir o tratamento antirretrovírico recomendado pela sua equipa de cuidados de saúde, se tiver uma carga vírica indetetável há mais de seis meses e nenhum dos dois sofrer de uma doença sexualmente transmissível (DST). 

Fale com a sua equipa de cuidados de saúde sobre a forma mais segura de engravidar naturalmente.

Posso ter um parto natural?

As suas opções para o tipo de parto dependem da carga vírica durante a gravidez e na altura do parto, assim como das suas circunstâncias pessoais:

  • Natural (parto vaginal)
  • Se a sua carga vírica for indetetável, em princípio será seguro ter um parto natural
  • Cesariana
  • Se a sua carga vírica for elevada, o médico pode recomendar-lhe uma cesariana programada, a fim de diminuir o risco de transmissão do vírus ao bebé

Deverá falar sobre as suas opções e preferências de parto com a sua equipa de cuidados de saúde.

O que acontecerá quando o meu filho ou filha nascer?

O que é aconterá quando o meu filho ou filha nascer?

  • O seu bebé poderá ser submetido a um tratamento para a infeção por VIH como medida extra para prevenir a infeção por VIH. A duração e o tipo de tratamento prescrito dependerão da sua carga viral ser detetável ou indetetável durante a gravidez e o parto.
  • O seu bebé será submetido a várias análises de deteção da infeção por VIH, a primeira apenas algumas horas após o nascimento e a última aos 18 meses, para determinar conclusivamente a existência ou não de infeção por VIH.
  • A probabilidade da infeção por VIH ao bebé diminui para cerca de 2% se tomar todas as precauções necessárias, nomeadamente se seguir o tratamento para a infeção por VIH prescrito, se não amamentar o bebé e se seguir o tratamento para a infeção por VIH prescrito para o seu bebé. Se optar por não tomar as precauções necessárias, a transmissão irá variar entre 15% e 35%.
  • Se o seu bebé se revelar portador da infeção por VIH, será encaminhado para uma unidade pediátrica especializada, a fim de receber o tratamento e apoio adequados.
  • As mulheres portadoras de VIH não devem amamentar, devido ao risco de transmissão do vírus ao bebé. Nestes casos, recomenda-se a alimentação do bebé com um leite maternizado. Fale com a sua equipa de cuidados de saúde para mais informações e conselhos.
Onde posso pedir apoio?

Onde posso pedir apoio? 

Ter um filho é uma experiência gratificante e emocionante, mas pode envolver desafios. Para todas as mães, receber o apoio dos seus parceiros, amigos e equipa de cuidados de saúde pode fazer toda a diferença nos momentos difíceis.

Conversar com outras mães que vivem com infeção por VIH também pode ser útil, na medida em que estas podem dar-lhe conselhos práticos e relatar as suas próprias experiências de como começar uma família. 

Também pode pedir à sua equipa de cuidados de saúde mais informações sobre os grupos de apoio locais.

que devo perguntar?

O que devo perguntar?

  • Que alimentos devo evitar enquanto estiver grávida?
  • Porque é tão importante tomar os medicamentos para o tratamento da infeção por VIH  durante a gravidez?
  • Tenho mais probabilidades de sofrer efeitos secundários da medicação durante a gravidez?
  • Existem métodos para engravidar com segurança se a minha carga vírica for elevada (não indetetável)?
  • O que posso esperar das consultas pré-natais?

Data de elaboração: Abril 2018
Código ZINC: 000/PT/17-11/IN/2164t