É Bom

Falar sobre saúde Mental

O VIH E A SAÚDE MENTAL

O que preciso de saber?

O que preciso de saber?

Estilos de Vida

Os estilos de vida que podem ter impacto negativo na saúde mental são mais comuns nas pessoas que vivem com o VIH. Podem incluir, por exemplo, abuso de consumo de álcool e de drogas recreativas. Fale com a sua equipa de cuidados de saúde sobre o que pode fazer para manter um estilo de vida positivo. Há várias mudanças que lhe podem possibilitar ter uma mente tão saudável quanto possível.

O próprio VIH

Em casos raros, o próprio VIH pode ter um efeito físico no seu cérebro, porque consegue penetrar no cérebro e no sistema nervoso central, logo após a infeção inicial. Com o tempo, existe a possibilidade de surgir uma patologia chamada perturbação neurocognitiva associada ao VIH (em inglês, HAND), que causa uma grande variedade de sintomas, incluindo falta de concentração, perda de memória, dores de cabeça, variações do humor, falta de discernimento, confusão e mesmo debilidade dos membros. Pergunte à sua equipa de cuidados de saúde se são necessários alguns exames de controlo.

Terapêutica antirretrovírica para a infeção por VIH

Em alguns doentes, os medicamentos utilizados no tratamento da infeção por VIH estão associados a um risco acrescido de problemas de saúde mental ou do sono. É importante falar regularmente com a sua equipa de cuidados de saúde sobre o que sente, porque a depressão ou os episódios de ansiedade podem aparecer e desaparecer e talvez seja necessário rever o seu plano de tratamento.

A saúde mental

A saúde mental

Quase todas as pessoas têm problemas de saúde mental a um dado momento da sua vida e podem sentir-se tão mal ou pior do que com qualquer outra doença do foro físico – no entanto, a doença mental não se vê. Situações de stress intenso – como uma doença prolongada – podem ter impacto na saúde mental. Os problemas de saúde mental comuns incluem depressão, ansiedade, perturbações do humor e distúrbios de personalidade.

Os sinais e sintomas incluem:

  • Depressão: fadiga, sensação de lentidão e indolência, problemas de concentração, baixa libido, perturbações do sono, sentimentos de culpa, falta de autoestima ou falta de esperança, diminuição do apetite ou perda de peso, comer em excesso
  • Ansiedade: inquietação, sensação de medo, sensação de estar constantemente "no limite", dificuldade de concentração, irritabilidade

No entanto, a depressão e a ansiedade podem ser diagnosticadas e tratadas. Poderá ser necessário tratamento terapêutico ou psicoterapia no tratamento da depressão e o aconselhamento pode ajudar a identificar os fatores que a desencadeiam e atenuar a sensação de ansiedade.

O VIH pode causar problemas de saúde mental?

O VIH pode causar problemas de saúde mental?

A depressão, a ansiedade e muitas outras doenças mentais podem afetar qualquer pessoa, em qualquer momento da sua vida, independentemente de ser VIH positivo ou não. Na verdade, aproximadamente 1 em cada 4 adultos tem um problema de saúde mental ao longo da sua vida.

Fatores que podem causar problemas de saúde mental:

  • Fatores ambientais: como resposta direta a acontecimentos da vida de uma pessoa, por exemplo, mudanças na vida profissional, preocupações financeiras, rutura de relacionamentos, doença ou luto.
  • Fatores físicos: : tais como a biologia do seu cérebro, ter história familiar da doença ou o impacto fisiológico de viver com uma doença prolongada como a infecção por VIH, assim como alguns medicamentos, inclusive alguns utilizados no tratamento da infecção por VIH.

Como os problemas de saúde mental podem-se manifestar em qualquer pessoa é complicado definir exatamente o impacto que a infeção por VIH tem na saúde mental. Independentemente disso, muitas pessoas com infeção por VIH podem sentir esses problemas no momento do diagnóstico ou numa fase posterior da vida. As causas comuns de ansiedade e de depressão incluem preocupações excessivas em relação ao futuro, por exemplo, o impacto na saúde, no estilo de vida e os relacionamentos.

É importante dizer honestamente à sua equipa de cuidados de saúde como se sente emocionalmente para que esta possa ajudá-lo/a a identificar os sinais e os sintomas o mais precocemente possível.

Estou em risco?

A equipa de cuidados de saúde pode ajudá-lo/a a avaliar a sua saúde mental através de algumas das seguintes abordagens:  

  • Avaliar os sintomas associados a depressão e ansiedade
  • Perguntar se tem problemas de sono
  • Embora a maioria das pessoas não seja afetada, a equipa pode examiná-lo/a quanto a uma eventual doença designada por perturbação neurocognitiva associada ao VIH (HAND), que apresenta uma grande variedade de sintomas, incluindo falta de concentração, perda de memória, dores de cabeça, variações do humor, falta de discernimento, confusão e até mesmo debilidade dos membros
  • Examinar todos os medicamentos que toma, incluindo os do tratamento anti-VIH, dado que alguns têm sido associados a depressão ou problemas do sono

É importante reconhecer os seus sentimentos e, se necessitar de apoio adicional, procure ajuda para tentar aliviar os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.

E se já tiver problemas de saúde mental?

Viver com um problema de saúde mental não é fácil, mas existem mudanças de estilo de vida que pode fazer, tais como:

  • Alimentar-se bem
  • Manter-se fisicamente ativo/a
  • Limitar o seu consumo de álcool
  • Limitar o seu consumo de cafeína

Quem mais pode ajudar?

As conversas terapêuticas e as técnicas para lidar com a situação podem ser úteis, bem como falar com um psicólogo ou especialista em saúde mental.

É importante falar com a sua equipa de cuidados de saúde. Ela pode dar-lhe recomendações em relação à sua saúde mental e sobre eventuais estratégias complementares a ponderar, tais como:

  • Mudanças do estilo de vida para melhorar a sua saúde mental
  • Como os diferentes medicamentos interagem e interferem com os que toma para o VIH (efeitos secundários resultantes da administração de ambos os tipos de fármacos)
  • Averiguar se a sua medicação antirretrovírica está a ter um eventual impacto negativo na sua saúde mental
O que devo perguntar?

O que devo perguntar?

  • Há algum exame que eu possa fazer para avaliar a minha saúde mental?
  • Que estilo de vida é aconselhável para melhorar a minha saúde mental?
  • Pode explicar-me de que modo os medicamentos que  tomo, incluindo os específicos para VIH, podem afetar a minha saúde mental?
  • Quais são os sinais e sintomas de problemas de saúde mental? Há alguma coisa que eu possa fazer para tentar controlar eu próprio/a a situação?

5

Sugestões

PARA CUIDAR DA SUA SAÚDE MENTAL

  1. Fale com a equipa de cuidados de saúde
    sobre os seus sintomas
  2. Fale com a equipa de cuidados de saúde sobre aconselhamento cognitivo-comportamental
  3. Rodeie-se de pessoas positivas
  1. Converse sobre os seus problemas ou preocupações com alguém de confiança
  2. Procure locais exteriores com luz solar o que poderá ajudar a melhorar os sintomas de depressão